O que é contramarco e para o que serve?

Bom, neste segundo artigo, iremos falar um pouco sobre o contramarco, nada mais lógico, uma vez que no ramo de esquadrias este item é indispensável em sua instalação.

contramarco01

O contramarco é uma peça para moldura das esquadrias, feita em alumínio natural, fundamental para a perfeita vedação e funcionamento da esquadria. Serve também como medida-base ou “gabarito”, para o enquadramento do vão. O contramarco possibilita que a instalação das esquadrias seja realiza na etapa final da obra, evitando danos à esquadria decorrentes de uma obra, como: o acumulo de poeiras, riscos causados por detritos e amassados, entre outros.A peça é chumbada diretamente no vão da janela ou porta, com cimenticola de areia e cimento, na etapa do reboco interno e externo da residência.

contramarco-00

Abaixo alguns modelos de contramarcos:
contramarco-02

Este item essencial na esquadria pode ser chumbado no centro ou faceando a parte interna do ambiente. Abaixo alguns exemplos.

Fixação no Centro:
contramarco02

Fixação na face Interna:
contramarco03

Além de facilitar, vedar e dar um perfeito funcionamento à esquadria, o contramarco é um perfil extrudado feito para receber a guarnição interna (“arremate”). Possibilita também a retirada da esquadria para uma futura manutenção nos componentes (rolamentos, guias deslizantes, etc), vantagens que só uma esquadria de alumínio com contramarco pode oferecer.

Em consulta na internet, encontrei um manual de instalação de contramarco bem bacana, clique aqui para fazer o download.

Fonte: http://www.tecline-esquadrias.com.br/
http://www.esquadrimed.com.br/construcao-civil/