COMO MONTAR UMA SERRALHERIA PARTE 1 – ESTRUTURA

Antes de tudo é necessário saber a diferença entre serralheria e fabrica de esquadrias. Este artigo é sobre serralheria ou seja:

Serralheria: Empresa de micro e pequeno porte.
Fábrica de Esquadrias: Empresa de médio porte.
Indústria de Esquadrias: Empresa de grande porte ou Indústria de Esquadrias em série (Padronizados).

Documentação, localização, maquinário, matéria prima; estes são alguns dos principais itens para montar uma Serralheria. Por se tratar de um assunto muito amplo, eu dividi em três partes: 1º Estrutura, 2º Matéria Prima e 3º Sistemas.
Para começar, é necessário registrar a empresa através dos órgãos competentes e saber quanto custa o investimento inicial, o SEBRAE disponibiliza em seu website algumas apostilas para quem pesquisa ou quer ingressar neste ramo. Uma delas é a apostila Comece Certo – Serralheria, abaixo um detalhe da tabela divulgada nesta apostila para ter uma ideia de controle inicial de investimento. Aconselho montar uma com base nos valores atuais praticados pelo mercado.
investimento
(clique na imagem para ampliar)

Mão de Obra, Estrutura e localização:
mel
Ter profissionais qualificados e um local adequado para produção, organização e uma boa apresentação do seu negócio/produto é indispensável para o começo do sucesso de sua empresa.

Os equipamentos são indispensáveis para obter um produto de qualidade, abaixo falo mais sobre as principais maquinas que compõem uma serralheria de alumínio:

Máquina de corte:
maquina de corte
O corte dos perfis deve ter controle de ângulo, sem rebarbas e sem descascar a pintura, caso a pintura venha a descascar, entre em contato com seu fornecedor de tratamento superficial.

Pantógrafo:
pantografo
O pantógrafo é fabricado em diversos tamanhos, para saber o ideal para sua serralheria é necessário determinar os tipos de esquadrias que serão fabricados e os tamanhos das usinagens necessárias para fabricação do seu produto.

Estampo:
estampo
Disponível nas versões manual e pneumático, é necessário saber a linha (sistema) que irá trabalhar para definição do estampo. O estampo pode conter um número limitado de usinagens, é necessário efetuar um estudo sobre qual estampo atende melhor a necessidade de cada fabricante.

Bancada para montagem:
mesa
Muitos fabricantes montam a sua prória bancada, porém a bancada para montagem comercializada pelos fabricantes de máquinas são mais preparadas para um bom manuseio e montagem da esquadria, além de ter regulagem de tamanho.

Layout:
Não podemos deixar esta questão passar em branco, ainda mais quando o assunto é sobre a estrutura de uma serralheria.
Atualmente os principais fabricantes de maquinas prestam consultoria sobre o layout de uma serralheira, na apostila da ASA Aluminio; Curso básico de serralheria, é possível ter uma ótima noção sobre este assunto.
layout
(clique na imagem para ampliar)

Ter um espaço bem distribuído e organizado é o mínimo que toda serralheria precisa ter, a organização é indispensável para um perfeito funcionamento de uma serralheria, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Para finalizar a primeira parte deste artigo, abaixo algumas dicas de apostilas para adquirir maior conhecimento sobre os conceitos básicos de uma serralheria:

APOSTILAS:

Comece Certo e Como Montar uma Serralheria, disponíveis no site do SEBRAE
sebrae

Curso Básico de Serralheria, disponível no site da ASA Alumínio
asa

Compre Certo e Esquadrias de A a Z, disponíveis no site da AFEAL (Associação dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio).
afeal